Vicente Dutra, 16 de Abril de 2024
Novos dias e horários da coleta de lixo
Quinta - Feira, 01 de Setembro de 2022
O Departamento Municipal de Meio Ambiente parte integrante da Secretaria Municipal de Administração de Vicente Dutra informa que haverá alteração nos dias e horários de coleta de lixo em nosso município. Durante o ano o CIGRES, consórcio intermunicipal de resíduos sólidos adquiriu caminhão de coleta de lixo para atender os municípios integrantes do consórcio. Desta forma o mesmo realizará desde o recolhimento do lixo no município com caminhão próprio e adequado para isso, e continuará recebendo o lixo e fazendo toda a separação e descarte que ocorre habitual e adequadamente.

As coletas serão realizadas nas terças feiras pela parte da tarde a partir das 14:00 Hs e no sábado pela manhã a partir das 07:00 hs. A rota continuará sendo a mesma, na área urbana e se estendendo ao Distrito de Laranjeira. O inicio das coletas será nesse sábado dia 03/09/2022.

SEPARE SEU LIXO:

Lixo seco:

PAPEL: folhas soltas, jornais, listas telefônicas, folhetos comerciais, revistas, papéis de embrulho, papel de fax, caixa de papelão, caixa de leite. Mantenha-os secos e limpos.
VIDRO: garrafas, copos, potes, cacos de vidro, frascos, que podem estar quebrados, mas nesse caso deve ser embalado em jornal para não causar ferimentos.
PLÁSTICO: embalagens, garrafas tipo PET (de refrigerantes, por exemplo), sacos, brinquedos de plástico, utensílios domésticos, canos, potes em geral. Se possível, devem estar sem tampa e limpos, para não atraírem insetos.
METAL: latas, objetos de alumínio, cobre, latão, chumbo, bronze, ferro, zinco, e pequenas sucatas. Eles podem estar amassados o que ocupa menos espaço.

Lixo orgânico ou úmido:

Você pode produzir um excelente adubo orgânico para o jardim ou para a sua horta juntando restos de grama cortada, folhas, restos de cascas de vegetais, sementes, bagaços de frutas.
O que pode ser feito?

Separe o lixo em sacolas diferentes, uma sacola para o lixo seco e uma para o úmido (se você não utilizá-lo em sua horta ou seu jardim).
Papel higiênico, papel de fritura são lixos de descarte, não servem nem para adubo, nem para reciclagem então não misture-os com os demais.

CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO!

Nos colocamos à disposição de quaisquer dúvidas.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE VICENTE DUTRA RS

Fonte: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE VICENTE DUTRA RS