Vicente Dutra, 16 de Abril de 2024
Vicente Dutra tem aumento de 59,76% no desempenho do Programa Previne Brasil
Segunda - Feira, 06 de Fevereiro de 2023
O Ministério da Saúde divulgou no final do mês de janeiro o resultado do desempenho dos Indicadores de saúde do Programa Previne Brasil, os quais servem de base para o pagamento do incentivo financeiro por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), relativo ao Terceiro Quadrimestre de 2022 no âmbito do Programa Previne Brasil, instituído por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Os indicadores avaliados no Segundo Quadrimestre de 2022 são os seguintes:
Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.
Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
Proporção de mulheres com coleta de Citopatológico na APS.
Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.
Percentual de pessoas com Hipertensão, com consulta e Pressão Arterial aferida no semestre.
Percentual de pessoas com Diabetes, com consulta e Hemoglobina Glicada solicitada no semestre.O município de Vicente Dutra atingiu a nota 9.25. Considerando que no Segundo Quadrimestre de 2022 o resultado havia sido 5.79, o aumento de 59.76%.
Percebe-se uma grande evolução, embora as dificuldades existentes. Nosso objetivo é continuar evoluindo até atingir a nota máxima. As mudanças que vêm sendo implementadas no Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde estão dando resultados positivos. Sabemos que temos ainda a melhorar.
O Prefeito Tomás de Aquino Rossato e a Secretária Municipal de Saúde, Cátia Simone Marin agradecem o apoio recebido de todos os profissionais de saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade.
Fonte: Ministério da Saúde